🔐 Dicas práticas para organizar um evento de Semana da Segurança da Informação
Opa!
Objetivo do Evento
O nosso objetivo foi conscientizar de uma forma leve, os colaboradores sobre a importância da segurança da informação e privacidade de dados, ligando os temas à sua rotina dentro e fora do trabalho.
💡 A primeira dica é:
faça acontecer independente do aporte financeiro e orçamento disponível. Dá pra fazer um evento super bacana, com conteúdo de valor e engajador. Como?
Busque apoio de parceiros relacionados à área de Segurança e Privacidade de Dados. Além de brindes simbólicos e bem legais, eles proporcionam ("gratuitamente") palestras de alta qualidade, com informações valiosas, e conseguem fazer de uma forma bem didática. Esses caras vivenciam Segurança no dia a dia e têm muito a compartilhar com quem tem a iniciativa de pedir. No final, todo mundo se sente grato por participar, contribuir e compartilhar.
Busque apoio dos times internos da empresa, principalmente Marketing, Gente & Gestão, Comunicação… qualquer área que tenha as manhas de puxar e levantar o pessoal da empresa. Geralmente (pelo menos comigo), a área de Tech tem dificuldade em mobilizar a turma, e essa galera, com dois telefonemas, cinco publicações e uns três bate-papos, agita e desperta o interesse do povo. Enquanto uns conseguem colocar as coisas de forma estruturada, outros cuidam de organizar o evento de uma maneira muito prática. Use a estrutura disponível da empresa!
Busque apoio da liderança na participação. Uma mensagem inicial de cinco minutos passa a importância do assunto para a empresa e ajuda a dar credibilidade ao evento.
Tenha (ou coloque pra dentro do time) pessoas com energia para fazer acontecer! Umas cinco pessoas cheias de energia que arregaçam as mangas e assumem as frentes de: produzir conteúdos, fazer campanhas de divulgação (com os recursos que têm nas mãos), combinar com os parceiros, organizar as pautas, buscar palestrantes e alinhar temas. Sempre tem gente com essa vontade no time. Tem que chamar pro jogo que o resto vai fluir.
É bom ter uma pessoa para puxar (no caso, eu) essa turma, pra organizar e dar a cadência e o movimento necessário às coisas. Se não tiver na empresa, recomendo que seja você essa pessoa.
Na hora que misturar os pontos acima, vai acontecer! ✅
💡A segunda dica é:
torne o tema mais leve.
Embora a Tecnologia desperte o interesse de muita gente, o tema de Segurança e Privacidade ainda é percebido como denso (pra não dizer chato). Como?
Combine com os palestrantes de levar os assuntos fazendo relações com as rotinas do cotidiano, com uma linguagem menos técnica, com exemplos práticos.
Compartilhe dicas de ferramentas que as pessoas podem baixar e usar na prática em seu dia a dia. Exemplo: como e onde armazeno minhas senhas? O que uso para bloquear chamadas indesejadas? Como descartar dados?
Não precisa ficar só no PPT. Faça bate-papos leves, que também engajam.
💡A terceira dica é:
não fique bitolado com métricas de vaidade. Como assim?
Os dados coletados me disseram que o evento com a menor quantidade de espectadores foi o que mais engajou as pessoas — com a maior quantidade de perguntas e o que, inclusive, ultrapassou o horário de encerramento. Na minha percepção, foi devido à forma leve como o palestrante conduziu, com demonstração de situações do dia a dia e dicas práticas.
Na minha visão, o sucesso de um evento como esse não é medido pela quantidade de pessoas presentes em sala. Neste caso, é melhor ter um público mais qualificado, com interesses genuínos, e capazes de ajudar a fazer essa corrente crescer com as ações do dia a dia na empresa, ainda que não conte com presença massiva da empresa. São essas pessoas que irão ajudar a promover o próximo evento.
Obs.: os pontos referem-se às minhas experiências e percepções e não necessariamente à visão da empresa.