Comece por aqui, demonstre seus valores!
Comece por aqui, demonstre seus valores!
A primeira pergunta da equipe do projeto quando você chega é: QUEM É ESSE(A)?
Isso é feito de duas formas: na fala e nas ações.
Vamos ver como isso se manifesta no dia a dia. Pense, por exemplo, na forma como você lida com o compromisso de horário:
Quando você fala o seu compromisso com o respeito ao horário e reforça com a atitude de estar lá dentro do combinado, você mantém a coerência e passa a nítida mensagem que aquilo é importante.
Quando você fala que valoriza a troca de conhecimentos e reforça com a atitude de abrir espaço de tempo na sua agenda para ouvir as pessoas compartilharem conhecimentos, informações, ideias e sugestões, elas notam que você faz o que fala e reforça o valor.
Quando fala que valoriza as pessoas e demonstra dedicando tempo em conversas, orientações e ajuda genuína, está reforçando os valores.
Se ao identificar falta de respeito e esse é um valor, ao punir um membro do time por ultrapassar o limite, você demonstra que não é aceitável e isso vira exemplo para os demais.
E você? Comente aqui embaixo quais são os valores que não abre mão.
A maneira como você usa o tempo e àquilo a que dá sua atenção é o melhor indicador do que é importante para você. Você já para olhar para a sua agenda e perceber onde você emprega seu bem mais valioso? Em que e com quem você deveria direcionar os seus bens mais valiosos que são o seu tempo e a sua atenção.
Dito tudo isso, podemos entender que é a consistência entre as palavras e ações que promovem a nossa credibilidade enquanto líder de projetos e, ao assumir o compromisso de liderar um projeto, reforce o comportamento adequado que se espera que seja repetido, para isso, sejamos o primeiro a dar o exemplo.
Se você gostou desse artigo, também pode gostar deste onde falo sobre liderança e colaboração das pessoas, veja neste link.
Se esse conteúdo te inspirou, compartilhe com outros líderes e profissionais que se beneficiariam dessa reflexão, compartilhar é valor!
Um abraço!