Livros de Histórias: Como usar o Gemini Storybook nos Seus Projetos
Como líder de projeto, você deve saber que a comunicação é uma das chaves para o sucesso do seus projetos. Saber passar a essência da mensagem para o seu público é fundamental. Nesse sentido, a primeira coisa a ser feita é pensar no público que receberá as informações.
Alguns formatos de comunicação em projetos:
- Apresentações
- Vídeos (curtos e longos)
- Chats diretos (google chat, teams, slack…)
- Chat em grupo
- Impresso
Cada público tem suas preferências por consumir as informações em determinado formato. Hoje, compartilho com você uma excelente opção: o Storybook (livro de história).
Contar histórias é uma das melhores formas de engajar as pessoas, concorda? Todos nós temos boas histórias para contar.
Gemini Storybook
O desafio de comunicar e engajar
Agora você pode trocar slides por capítulos.
Seja para treinar a equipe em um novo processo, apresentar uma mudança na organização, fazer treinamentos ou simplesmente passar uma informação importante, a velha rotina de slides e textos longos pode ser um desafio.
Ter a atenção das pessoas está cada vez mais difícil, afinal, somos bombardeados de informações por todos os lados e o tempo todo, não é verdade?
A forma como você comunica muda o jogo. Veja um exemplo prático de comunicação dentro de um projeto.
Aplicando nos projetos de forma real
Cenário:
você precisa treinar o público de motoristas de caminhão sobre as novas funcionalidades de um novo aplicativo que eles usam para organizar o transporte das suas cargas.
Instruir sobre as novas funcionalidades é crucial para ele saber usar e a organização ter as informações no tempo necessário, mas a apresentação está cheia de textos e tópicos que, honestamente, ninguém vai se lembrar no dia seguinte.
Resultado habitual:
você não terá o engajamento e provavelmente encontrará resistência no uso (sem nem saber que um dos motivos foi a forma de comunicar).
A ideia:
Transformar esse treinamento em uma história. Em vez de uma apresentação monótona, nós podemos criar uma jornada onde os personagens enfrentam desafios de superar a mudança do paradigma e a forma de como as coisas são feitas atualmente.
Essa é a proposta do Gemini Storybook, uma funcionalidade que utiliza a inteligência artificial para criar histórias ilustradas e com áudio a partir de comandos. Ele transforma a forma como você se comunica, fazendo com que a informação seja absorvida de uma maneira muito mais leve e envolvente.
Como criar seu próprio Storybook em 5 minutos
O Gemini Storybook é uma ferramenta acessível diretamente no Gemini, o assistente de IA no Google Workspace. Ele permite criar conteúdos interativos com apenas alguns cliques. Veja como é simples:
- Acesse o Gemini.
- No campo de comando, digite o prompt de criação do Storybook.
- Exemplo do meu projeto: “Crie uma história para treinamento sobre o novo APP para motoristas de caminhão que não tem familiaridade com o sistema. Use a apresentação anexa (meu material de treinamento) para explicar em formato de história. Crie personagens que remetem a caminhão e motoristas com cores predominantes de vermelho, branco e cinza.
- Clique aqui e veja o resultado do meu Storybook exemplificado acima.
A Gemini vai gerar a história, com texto e ilustrações. Você pode pedir para ele refinar, adicionar ou remover elementos, até que a história esteja do seu jeito.
O Storybook gerado estará disponível para ser ouvido, impresso ou compartilhado com sua equipe, podendo ser acessado de qualquer dispositivo.
Conclusão: histórias que geram resultados
A capacidade de contar histórias é uma das habilidades poderosas que um líder pode desenvolver. O Gemini Storybook coloca essa habilidade ao alcance de todos, permitindo que você troque apresentações por narrativas que realmente impactam.
Uma grande ideia merece uma boa história. Qual será a sua? Comece a criar sua primeira história para engajar a equipe, treinar novos colaboradores ou até mesmo fazer uma descontração com o seu time.
Coloque aqui nos comentários onde você aplicou e o que achou desse recurso!
Se você gostou da dica, não se esqueça de compartilhar com sua rede.
Um abraço!